Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
AGENDA 2030
Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo universal para proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham dignidade. Trata-se de um conjunto de objectivos que orientam os governos, as empresas e as corporações para um mundo mais sustentável e inclusivo. Servem de orientação para os países ultrapassarem os desafios ambientais, políticos e económicos mais prementes.
A ERG Construções abraça esta causa adoptando a Agenda 2030 dos ODS como factor chave para o desenvolvimento sustentável e superação de desafios ambientais, políticos e económicos. Nesta senda a ERG Construções assumiu como prioritários, a nível local, 3 ODS para os quais entende poder contribuir de forma activa e mais efectiva.
GESTÃO AMBIENTAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A gestão dos aspectos ambientais na ERG Construções, está directamente relacionada com os impactos ambientais das actividades desenvolvidas na empresa, e com o desempenho ambiental dos edifícios e infra-estruturas que construímos.
A preservação e o respeito pelo ambiente são princípios essenciais nas acções dos nossos colaboradores, que também transmitem às outras partes interessadas.
Seguimos e apoiamos a norma ISO 14001 como modelo global para sistemas de gestão ambiental, com o objetivo de melhorar continuamente o desempenho ambiental. Como tal, introduzimos sistemas específicos para ajudar a identificar e gerir eficazmente os riscos ambientais e implementámos medidas para controlar o consumo, a energia e a gestão de resíduos, entre outros
CIDADES SUSTENTÁVEIS
Até 2050 mais de metade da população mundial ou até dois terços viverá em áreas urbanas. Assim, nosso dever é definir estratégias que permitam o continuo crescimento das cidades, centrando-se na sustentabilidade, segurança, resiliência, entre outros. É necessária desenvolver um trabalho conjunto com as comunidades locais, com as autoridades locais e os demais intervenientes desse processo para desenhar as diversas formas de gestão dos desafios sociais e ambientais.
